sexta-feira, 2 de maio de 2014

Quadrilha Junina FLOR DE LÍRIO - Ensaio 2014



2013 - CONCURSO DA FUNJOPE

     Foi super gratificante nossa visita ao ensaio da Junina FLOR DE LÍRIO. É encantadora a proposta sociocultural da Comunidade Católica Lírios do Vale, em despertar e resgatar nossa juventude através das artes. Um trabalho que vem sim dando certo, apesar de ser bem difícil lidar com as pessoas que hoje fazem nosso ciclo junino. Contudo, parabenizo e mais uma vez falo, é notável sim, a diferença entre vocês e as demais quadrilhas. Não sei se tal impressão vem de mim, que também já experimentei tamanho amor de Deus, mas é como falei a Pedrina “ quando a Flor está dançando, a gente já sente o diferencial nos arranjos musicais do trio e no semblante dos brincantes.”
      Pois é, o grupo surgiu no final de 2004 através dos jovens voluntariados pertencentes a Comunidade Católica Lírios do Vale e dos jovens associados a Associação Menino Jesus, entidade filantrópica que tem como marca forte a ação sócio-religioso. Essa turma boa, começou as atividades entre os jovens do bairro, trabalho esse, que tinha e tem como meta reintegrar a juventude ao trabalho social religioso e resgatar os valores culturais, formativos e de inclusão social. Dessa maneira nasceu o Projeto Lir’art – (Um projeto artístico que trabalha com teatro, dança e música para a comunidade). “A cada ano o número de jovens interessados nas artes e no projeto aumentava. Surgiu então dessas longas e proveitosas experiências o nosso Grupo Folclórico e a Quadrilha Junina Flor de Lírio, que cantando, dançando e atuando artisticamente levou para Cidades do interior e para lugares desvalorizados e esquecidos da cultura nordestina, bairros vizinhos e escolas a Cultura Popular Brasileira e em especial nossa Cultura Nordestina” - assim falou a Direção da Flor.
        Somente no ano de 2009 o grupo se filiou a Liga de Quadrilhas do Estado da Paraíba e deu início a sua trajetória “competitiva” nos Festejos Juninos. A diferença entre a Lírio e as outras é que a Flor não enxerga a competição como prioridade, e sim, mais uma forma em poder ser Sal e Luz para um grande público que assim como eles, amam a arte junina e a Cultura Popular como um todo.
        Todavia, quando a arte e o Amor andam juntos os bons resultados logo aparecem: “concorremos no concurso da FUNJOPE e ficamos em 5º lugar e no Concurso do Shopping Sul, ficamos em 1º lugar, em 2010 em 1º no concurso do Município e em 4º no do Estado. Já em 2011  foi rebaixada para o Grupo B , 2012 ganhou  e voltou ao  grupo A e em 2013 ficou em 4º lugar no concurso da FUNJOPE” (palavras da Direção). 
       Hoje a Flor continua incomodando, sempre alí entre as 5, sempre alí sendo considerada e citada por vários quadrilheiros como um dos grupos esperados para se ver.
      E para 2014 o Grupo trás o tema: “Melodias e Paixão nos Retalhos de Vida do Rei do Baião”, desenvolvimento que trará muita emoção aos tablados juninos de nossa Cidade. Parabéns ao coreografo Gilcélio e a Welma (pessoas que tenho grande carinho), e que tem se deixado ser moldados pelo Poder do Alto e deixando assim, ainda mais bela a arte que existe em vocês. Por falar em Welma , quero lembrar que ano passado no polêmico Juri Popular promovido pelo o Blog, ela foi eleita a 4ª Melhor noiva da Cidade e já Éllyda ficou em 3º Lugar como melhor rainha. Éllyda por sua vez, já se tornou rainha tarimbada em nosso meio, pois vive seu momentos no tablado com pura beleza e alegria. Parabéns pessoal!
      E para terminar, antes das fotos que sei, todos querem ver... Quero agradecer a simpatia de todos vocês que nos receberam tão bem. Um agradecimento especial a Pedrina por toda sua atenção conosco e por toda orientação de fé que tem me dado nesses dias. Valeu! Como diria um certo povo lindo lá dos Funcionários: "GRAÇA E PAZ"! Beijão e SUCESSO PARA VOCÊS!

Abraços juninos Márcia Martins e Dinho Bocão (DB - FOTOGRAFIA)

 FOTOS DO ENSAIO DO DIA 26/04/2014:

































































6 comentários:

  1. parabens pelas fotos, ficou show. minha linda flor de Lírio. Já se apresentar e fazer seu trabalho de evangelização, já é uma vencedora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo...a Vitória nem sempre está na competição.

      Excluir
  2. Como católica cresci em grupos de jovens e sei da importancia desses laços fraternos na formaçao do jovem. Nós cantávamos ciranda, dançávamos coco, xaxado e baião nos encontros e animávamos sempre com muita energia, amor e devoção nossa comunidade.
    Ver esse grupo me aquece o coração e me faz ter esperança na fé e cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom seria se todos tivéssemos esse intuito né Cecília? Parabéns a ti tmbém.

      Excluir
  3. Belíssimas Fotos.

    Parabéns de Coração!

    ResponderExcluir
  4. Cheguei à João Pessoa no final de 2013, morava em Brasília e estava ansiosa por conhecer os festejos juninos típicos da região. Fiquei realmente encantada com a beleza e alegria desse grupo Flor de Lírio... Sou católica e tive também a mesma opinião da Márcia Martins a respeito do diferencial do foco e do objetivo do grupo que se apresenta de uma forma tão linda que deixa clara a presença de Deus! Por este motivo sou grata ao Senhor por ter me proporcionado a oportunidade de vê-los se apresentando. Desejo que Deus os abençoe e permita que continuem sendo sal e luz na vida dos jovens dessa comunidade e em nossas também!!! Parabéns a todos!!!

    ResponderExcluir